A Universidade de São Paulo (USP), por meio de sua renomada Faculdade de Educação, anunciou recentemente a abertura de inscrições para um curso imperdível e de elevada relevância nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social. Intitulado “Educação, Saúde e Assistência Social : Redes de Proteção Social Básica”, o curso é voltado, prioritariamente, para profissionais que atuam em setores públicos destas áreas, mas também acolhe estudantes de graduação e pós-graduação interessados no tema.
Objetivos do Curso da Faculdade de Educação da USP
Com uma abordagem robusta e detalhada, o curso busca alcançar quatro objetivos principais:
- Analisar Expressões na Vida Cotidiana do Processo Histórico das Políticas Sociais Brasileiras: Este primeiro objetivo pretende fornecer uma compreensão profunda das manifestações históricas e contemporâneas das políticas sociais no Brasil, permitindo aos participantes contextualizar e refletir sobre as transformações e desafios enfrentados ao longo do tempo.
- Analisar o Desenho das Políticas Sociais de Educação, Saúde e Assistência Social no Brasil e seus Respectivos Sistemas Nacionais: Aqui, a análise será focada no entendimento estrutural e funcional dos sistemas nacionais (educacional, de saúde e de assistência social), suas inter-relações e suas especificidades no contexto brasileiro.
- Analisar os Limites e Possibilidades de Experiências Matriciais em Território: Este objetivo busca explorar experiências práticas de integração entre a unidade escolar e os equipamentos e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), identificando tanto os desafios quanto as oportunidades de implementação efetiva dessas políticas.
- Analisar a Efetividade do Direito em Cada uma dessas Políticas: Por fim, o curso abordará questões cruciais como gestão democrática, participação popular, controle social e intersetorialidade, avaliando a efetividade e alcance dos direitos garantidos por essas políticas.
Vagas Gratuitas e Processo de Seleção
A USP está oferecendo 30 vagas gratuitas para este curso, uma oportunidade única para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos e práticas em políticas públicas. As inscrições estão abertas até o dia 5 de julho de 2024, no endereço:https://uspdigital.usp.br/apolo/inscricaoPublicaFormTurmaListar?codund=48&codcurceu=480400151&codedicurceu=24001&numseqofeedi=1&oriins=W
O processo de seleção terá como critério principal o vínculo profissional dos candidatos, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) das regiões dos polos estabelecidos. Caso haja vagas remanescentes, candidatos que comprovarem vínculo com equipamentos públicos dessas políticas em outras regiões da Grande São Paulo também poderão ser considerados.
Conclusão
Este curso representa uma excelente oportunidade para ampliar conhecimentos e fortalecer redes de proteção social, contribuindo para a qualificação profissional e a melhoria dos serviços prestados nas áreas de educação, saúde e assistência social. Não perca a chance de participar desta iniciativa inovadora da USP!
Para mais informações e inscrições, acesse o site da Faculdade de Educação da USP e garanta já sua vaga.
Este é mais um passo importante para o fortalecimento das políticas sociais e a promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva.